quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

O dia seguinte. Oncologista e endocrinologista.

O dia foi cheio! As 10:00h fui a consulta com a endocrino especializada e carcinoma papilífero de tireoide. A mesma me prescreveu tratamento com iodo radioativo 131, rastreamento de corpo inteiro e me explicou um pouco mais sobre o tratamento. Vou ficar 2 dias internada, em um ambiente que isola a radiação, tipo um aquário. Após, posso ir pra casa, mas devo ficar em isolamento parcial. Ninguém, nenhum adulto, pode chegar a menos de um metro e meio de mim, por três dias. O mesmo aplica-se a mulheres grávidas e crianças, por 5 dias. Vou ficar verdadeiramente radioativa. A médica recomendou o tratamento em duas clínicas/ hospitais especializados. Ao sair do consultório, liguei para um deles, o mais próximo, e devido a mais uma desistência consegui uma consulta com o oncologista logo em seguida. Peguei um taxi e fui. Esperei um bocado pra ser atendida, mas deu tudo certo! Vou passar pelos tratamentos em janeiro! Primeiro a cintilografia, no dia seguinte a iodoterapia, uma semana depois volto pra fazer o rastreamento de corpo inteiro! Assim, posso comer "besteira" até o natal. A dieta ferrenha eu começo um pouco antes do ano novo. Não pode: alimentos com sal. Todo sal no Brasil é iodado por lei.  Porém, o iodo do sal pode atrapalhar nos exames e no tratamento. Assim, só posso comer comida com zero sal. Leia-se, zero sódio. O oncologista explicou que quanto mais sal eu comer, mais vou inchar. Eu que não quero engordar ou inchar, já comecei a restrição ao sal no mesmo dia. Não pode: qualquer tipo de química. Assim, nada de pintura de cabelo, hidratantes, esmalte e etc. Não pode: alimentos com corante vermelho. Esse corante é a base de iodo. Nada de creme dental com as listrinhas vermelhas por um bom tempo! Não pode: folhas e vegetais verdes, especialmente os escuros. Uma pena, porque eu verdadeiramente os adoro! Não pode: peixe e frutos do mar, por motivos óbvios. Tem sal, sódio e iodo. Não pode: salgadinhos de pacote e sucrilhos. Não pode: frango já temperado. Tem outras restrições também, mas não lembro de todas agora. Bom! Estou bem mais tranquila! Já tenho dia, hora e lugar pra me tratar! Felicidade nas pequenas coisas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário