quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

A novela pré cirúrgica

Descobri meu tumor na tireoide, acidentalmente, fazendo uma ressonância magnética com contraste.

Eu estava com uma dor persistente na garganta para engolir, mesmo após tomar dias semanas de antibióticos. Fui parar na emergência de otorrinolaringologia. A suspeita da médica era de um abscesso, por isso a ressonância foi feita. Após o exame, o abscesso foi descartado. Eu estava com uma inflamação muscular na garganta. O único comentário da médica e do laudo da ressonância era que um tumor de 1.6 cm havia sido identificado na minha tireóide e que mais investigações eram recomendadas. 
Procurei um endocrinologista que me solicitou um ultrassom com dopler. O exame apontou um tumor de 1.6cm, vascularizado, não encapsulado, chammas 2. Solicitou também exames de sangue, todos com resultados normais. Após solicitou um biopsia guiada por ultrassom. O resultado foi indeterminado, mas que não era possível excluir a possibilidade de um carcinoma papilífero.  
Munida destes exames a endocrino me encaminhou a um cirurgião de cabeça e pescoço. Me orientou que fizesse a cirurgia antes do termino do ano. Fui a alguns médicos. Alguns foram babacas, grosseiros e insensíveis. Encontrei uma que teve paciência, me explicou passo a passo todo o processo e suas consequências e que me passou confiança. Escolhi minha médica! 
Ela me encaminhou aos exames pré-cirurgicos. Fiz todos e os levei a ela dia 28/09. Neste dia marcamos a data da cirurgia. A data escolhida foi dia 07/11. Fui pra casa e a orientação da médica foi a de que a clínica entraria em contato confirmando as datas e o procedimento. 
Dia 06/11 as 18:40h me ligaram da clinica para reagendar a cirurgia. Segundo informações, um dos equipamentos a serem utilizados não havia sido autorizado, porque a autorização estava em processo. 
Remarcamos para dia 14/11. 
Dia 13/11, a médica me ligou avisando que a autorização ainda estava em processo. Remarcou novamente a cirurgia para o dia 19/11. 
Dia 18/11 a médica me ligou para remarcar pela terceira vez a cirurgia, pois a autorização do plano de saúde ainda não havia saído. 
Eu conversei com a médica e disse que somente definiríamos uma nova data após todos os procedimentos e equipamentos confirmados e autorizados. Na quinta feira, dia 20/11 recebi a ligação. Tudo autorizado. Definimos a data conforme agenda do hospital. Quinta feira, dia 27/11 as 10:00h. 
Após muito drama, estresse no trabalho, com a clinica, com o hospital, após a terceira remarcação, a cirurgia iria acontecer, finalmente. Foram quase seis meses desde o diagnóstico inicial e a cirurgia. 

Foram três meses desde a marcação e exames pré-cirúrgicos até a cirurgia. Muito tempo, muita angustia, muito estresse! Mas finalmente iria acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário